terça-feira, 28 de setembro de 2010

Política para criança


Política não é coisa para criança. Cresci ouvindo essa frase e eu mesma a repeti por diversas vezes antes de ter filhos e outras poucas depois de tê-los.
No entanto, comecei a analizar e percebi que estava errada em passar adiante um conceito sem questionar sua veracidade.
Cresci em Santa Cruz, cidade pequena, de 2 alas políticas, vermelho e azul, o velho pastoril da ignorante máxima do pão e circo.
No começo é uma farra. Você "nasce" numa cor e torce por ela com unhas e dentes. Depois você vai percebendo que a "farra" não tem muita graça porque no final poucos sorriem e muitos ficam sem entender a piada.
Mas não foi isso que me motivou a escrever sobre política para criança. Graças a Deus a gente ta nesse mundo é pra mudar de idéias e evoluir sempre. Por isso acredito que podemos inserir a política na vida das crianças e com isso plantar uma semente de mudança para o amanhã.
Não é nada complicado mas é preciso querer. Família, escola e amigos. Juntos podemos.
Em casa podemos mostrar a uma criança que o verdadeiro exercício da política está em aprender a negociar, ouvir, ceder e respeitar sempre. Nos locais públicos, respeitar as normas e leis e fazer valer seus direitos. Isso nada mais é do que política.
Cabe a nós dá um conceito positivo à política para que as crianças aprendam a grande diferença entre política e politicagem.
Domingo é dia de eleição. Muita calma nessa hora e boa sorte Brasil.
Abraço a todos,
Míriam

Nenhum comentário: