quarta-feira, 1 de abril de 2009

Não Bata. Eduque.




Foi-se o tempo em que ser criança era sinônimo de não poder opinar nem questionar. No tempo dos nossos avos, criança entrava muda e saia calada. Tinha que obedecer sem nem saber por quê.
Hoje, graças a Deus, não é mais assim. É preciso expor as regras e fazer com que elas sejam entendidas e respeitadas. Muitos de nós ainda fomos criados à moda antiga, mas não é desculpa para repetir a dose. Os tempos mudam e nós seguimos com essa mudança filtrando o que realmente mudar pra melhor.
Tenho notado que existe uma linha de pensamento onde as crianças não podem ser contrariadas, sendo tratadas como “reis e rainhas” da casa. São feitas todas as suas vontades no intuito de não traumatiza-las.
Particularmente não acredito em atitudes extremas. Creio que as crianças devem ser tratadas como crianças, com todos os direitos que lhes são legítimos e com muito respeito, amor e paciência. Porém, não se pode esquecer que essas mesmas crianças serão adultas um dia e quando esse dia chegar o faz de conta chegará ao fim trazendo a realidade do dia a dia, e com ela, as frustrações, competições, dores, incertezas e também muitas coisas boas.
Educar não é nada fácil e quem sou eu pra dar dicas. Bom seria que tivesse uma bula igual as dos remédios. Mas, acredito que, para que uma criança esteja preparada para todo esse turbilhão de emoções, terá sido necessário que tenha vivido uma infância feliz e sadia, porém com limites impostos de maneira tolerante e objetiva.
Um grande abraço,
Míriam

Um comentário:

Bruno Bezerra disse...

É a evolução da extraordinária arte de criar.

E vamos arrumar um tempinho pra atualizar pelo menos uma vez por semana o blog.

Xêro