terça-feira, 1 de março de 2011

Até quando seremos mamíferos?

É isso mesmo! A pergunta é clara e faz sentido.

Mamíferos: classe de animais vertebrados caracterizada pela presença de mamas que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes.

E por que a pergunta? Simples. Nós, mulheres, viemos conquistando nosso espaço no mundo a duras penas ao longo dos anos. Depois de muitos sutiãs queimados em praça pública como ato de protesto às barbaridades físicas e psicológicas sofridas pelas mulheres de todo o mundo, não isentando raça, cor, crença ou condição social.

Conquistamos muito, é verdade. E ainda conquistaremos muito mais. Porém, nesse turbilhão de conquistas, estamos deixando escapar pelas nossas mãos uma das coisas mais sublimes do mundo que é o ato de amamentar. E, ironicamente, não é uma conquista mas sim uma dádiva.

Estou escrevendo esse texto porque estou triste. Meu leite está nas últimas e Sara ainda nem tem 4 meses. Tentei de tudo o que sabia e o que me ensinaram. Orientações médicas à crendices populares. Mas não teve jeito, algo falou mais alto. O stress do dia a dia. O trabalho, os outros filhos, a casa, o marido, a empregada, as metas, etc. Ou seja, conquistamos muito e muitas coisas estão em nossas mãos, mas não estamos sendo capazes de amamentar pelos míseros 6 meses.

Falo por mim e por mulheres como eu que, não tem licença maternidade por serem autônomas, empresárias, donas do seu próprio negócio e por isso, tem contas à pagar. Mas falo também por muitas mulheres que tomam remédio pra o leite secar. Não deveria ter um remédio pra o leite NÃO secar?

Com Gabriel não foi assim. Eu só tinha ele então me dediquei de corpo e alma e ele mamou os 6 meses. Mas com as moças da casa ficou um gostinho de saudade daqueles momentos únicos entre mãe e filho.

Amamentar não é fácil, o bebê não nasce sabendo, cada bebê é de um jeito, cada momento da vida também contribui para o êxito ou não da amamentação, etc. Por fim, bem diferente dos outros bichos que, ao nascer, já mamam direitinho, nós somos mamíferos, mas eu me pergunto até quando?

Obrigada Papai do Céu pelos 3 meses que me foi consedido e desculpa Sara pelos outros tantos que faltaram.

Bjs,

Míriam

Nenhum comentário: