sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Irresponsabilidade X Consequência




O que faz mais estrago em uma plantação? Várias crianças correndo e brincando ou um ladrão sorrateiro?

Pense bem antes de responder.

O ladrão chega, muitas vezes, sem fazer alarde. Já tendo estudado o terreno, leva todas as frutas, verduras e legumes quantos possa carregar e sai, mais uma vez, sem fazer alarde.

As crianças, inocentes que são, correm e pulam por entre a plantação estragando sem preceber as frutas, verduras e e legumes já prontos para a colheita e também as plantas que frutificariam mais vezes.

Não estou fazendo apologia ao crime nem muito menos censurrando brincadeiras comuns da infância. Gostaria apenas, de fazer as pessoas pensarem nas consequências que existem numa atitude “sem querer”, “sem intenção”, numa “fatalidade”. Por fim, nas justificativas que são dadas para a tal IRRESPONSABILIDADE.

Essas tais “fatalidades” vem se propagando de uma maneira assustadora. Um caso mais recente para que possamos refletir sobre a questão é o da morte precoce da menina de Bertioga SP atropelada por um jet ski DEScontrolado por um garoto de apenas 13 anos.

De quem é a culpa? Do acaso?, Da maré? Da própria vítima que estava no lugar errado e na hora errada?

Sou mãe e posso imaginar a dor de perder um filho. Mas, Deus me livre de viver o que a mãe desse menino está vivendo.

É sabido que desafiar os perigos e as ordens dos pais é algo que seduz os mais jovens. Mas, acredito que, se matemos um diálogo aberto a mentira não se instala.

Também não somos perfeitos nem podemos ser responsáveis por tudo aquilo de errado que nossos filhos venham a fazer. Mas, existe um provérbio que diz: Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele".

Um dia Gabriel me perguntou: Mãe, o que é consequência? Ele era bem pequeno mas dei um jeito bem simples de explicar e ele entendeu. Espero que ele não esqueça nunca.

Bjs a todos,

Míriam

2 comentários:

François Tabosa disse...

Infelizmente a inversão de valores já está instalada na mente coletiva dos jovens de hoje, salvo raras exceções,são poucos os pais e mães que como você, têm essa preocupação.
Não tenho filhos, e pensando bem... não seria capaz de educá-los porque uma dúvida iria imperar, eu crio meu filho pra ser gente, ou para ser bem sucedido na vida?
Como a dúvida corrói por dentro... melhor não tê-la.

Anônimo disse...

Ótimo texto p/reflexão... lembrei do grande poeta chileno Pablo Neruda, que certa feita disse “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”

Bruno