quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Natal sustentável


Chegou o Natal! Época de reflexões e renovações, de festejar o nascimento do Menino Jesus, de presentear as pessoas que nos são importantes, de planejar metas pra o ano que se aproxima, etc.
Porém, há algo muito importante e imprescindível que as pessoas em sua maioria estão esquecendo ou fingindo não ver. O consumo desenfreado está acabado com o nosso mundo e somos todos nós os culpados. Não adianta colocar a culpa nas grandes indústrias se nós mesmos não fazemos nossa parte quando jogamos lixo na rua ou quando compramos algo sem necessidade somente pelo prazer de comprar. Quando descartamos um objeto somente por ser velho e compramos outro com a mesma função, etc.
Os tempos mudam, os costumes também. O mundo vem dando sinais de que precisamos mudar nossos hábitos e ao que se ver, não temos escolha, é difícil mudar mas é preciso. Por nós e por nossos filhos e demais gerações futuras.
Presentear é muito bom, receber presentes também, mas sejamos nós, mais vezes o presente. Sejamos presentes àquele que amamos e àqueles que nos ama, sejamos também presentes àqueles que perderam a fé, a esperança, a graça de viver. Não tem presente mais valioso e de quebra não agride a natureza.
Feliz Natal a todos e um Ano Novo repleto de paz, saúde e sossego,
Miriam

Dicas para um mundo sustentável.
FONTE: Revista Super Interessante – 12 de Dezembro de 2008 edição 260
· COMPRE COM MODERAÇÃO: Pense duas vezes antes de comprar um produto. Você realmente precisa dele? Consumir menos é a atitude individual mais importante que você pode tomar para diminuir as emissões de gases causadores do efeito estufa.
· DEDIQUE-SE A AÇÕES COMUNITÁRIAS: Não se deixe influenciar pelos anúncios publicitários. Para tirar da cabeça a idéia de fazer compras, você pode, por exemplo, passar mais tempo com a família e dedicar-se a atividades comunitárias.
· ESCOLHA BEM OS PRODUTOS: Já que vai comprar, dê preferência a produtos sustentáveis, como os eletrodomésticos que consomem menos energia. Evite o uso de sacolas plásticas e colabore para aumentar a reciclagem de embalagens.
· SELECIONE O FABRICANTE: Consuma produtos éticos, fabricados por empresas reconhecidas por adotar boas práticas no seu relacionamento com os parceiros de negócios, aí incluídos os clientes, os funcionários e os fornecedores.
· USE O TRANSPORTE COLETIVO: Evite o transporte individual e utilize mais o transporte público. Se tiver de usar carro para locomover-se no dia-a-dia, procure compartilhar a viagem com outras pessoas que fazem o mesmo roteiro. Caminhe mais.

Nenhum comentário: